terça-feira, 31 de maio de 2011

Doença periodontal






"Doenças periodontais, incluindo gengivite e periodontite, são infecções sérias que, se não tratadas, podem causar a perda dentária. A palavra periodontal significa literalmente "ao redor do dente". A doença periodontal é uma infecção bacteriana crônica que afeta as gengivas e o osso que suporta os dentes .

A doença periodontal pode afetar um ou vários dentes. Esta doença inicia quando a bactéria presente na placa (película viscosa e incolor que constantemente se forma sobre os dentes) começa a inflamar a gengiva.

Na forma mais branda da doença, a gengivite , a gengiva se torna vermelha, inchada e sangra com facilidade. Nesta fase, há pouco ou nenhum desconforto. A gengivite é causada por higiene oral inadequada, e é reversível com tratamento profissional e uma boa higiene oral doméstica.

Há indícios que a gengivite não tratada pode evoluir para periodontite . Com o tempo a placa pode se espalhar e crescer por baixo da gengiva. As toxinas produzidas pela bactéria da placa irritam a gengiva. Essas toxinas estimulam uma resposta inflamatória crônica, onde nosso organismo se volta contra si próprio, e os tecidos e o osso que suporta os dentes são atacados e destruídos. As gengivas se separam dos dentes, formando bolsas periodontais (espaços entre os dentes e as gengivas) que se tornam infeccionadas. A medida em que a doença (periodontite) avança, as bolsas se tornam cada vez mais profundas, e mais tecido gengival e osso são destruídos. Este processo destrutivo apresenta sintomas bastante brandos. Eventualmente, os dentes podem apresentar mobilidade, e ter de ser extraídos."

Fonte: IBRAPERIO Instituto Brasileiro de Periodontia

Vida de estudante ..

Só quem estuda odontologia sabe o que é...

1- Entrar na faculdade achando que o mais difícil era passar no vestibular...
2- Depois de conhecer a Anatomia descobrir que fácil era entrar, difícil é sair formado!
3- Não ter hora para sair da faculdade...
4- Chegar de noite em casa, quebrada e ainda achar forças para estudar...
5- Enfrentar ônibus lotado carregando 500 kg de material...
6- Ter o coração partido toda semestre ao receber aquelas listas intermináveis de material...
7- Bizu!
8- Pular de alegria com um 7,0!
9- Seminários!!!
10- Gastar todo o seu dinheiro em xerox...
11- Ter professores estranhos...
12- Estudar com gente de todo tipo!
13- Ter pesadelos com a matéria!
14- Transtorno de fim de semestre!
15- Ser incompreendido por quem não faz parte do mundo da Odontologia...
16- Se apaixonar cada vez mais por essa profissão linda, que ajuda a resgatar a auto-estima e a reestabelecer a saúde das pessoas!


"A Odontologia é uma profissão que exige dos que a ela se dedicam : os conhecimentos científicos de um médico, o senso estético de um artista, a destreza manual de um cirurgião e a paciência de um monge"

É, eu sofro, mas, não largo a Odontologia!

"A Odontologia é uma profissão que exige dos que a ela se dedicam : os conhecimentos científicos de um médico, o senso estético de um artista, a destreza manual de um cirurgião e a paciência de um monge"


"Até hoje não houve filósofo que padecesse pacientemente uma dor de dente"

Willian Shakespeare.

Genética ..



A genética é o campo da biologia que estuda a natureza química do material hereditário, isto é, o mecanismo de transferência das informações contidas nos genes, compartilhados de geração em geração (dos pais para os filhos).
  Além de auxiliar na identificação de anormalidades cromossômicas, ainda durante o desenvolvimento embrionário, promove em caráter preventivo e curativo a utilização de terapias gênicas como medidas corretivas.
A maior colaboração para a genética atual foi dada pelo monge Gregor Mendel, através de seus experimentos com ervilhas e a proposição de suas leis (segregação independente), mesmo antes de se conhecer a estrutura da molécula de DNA.

As vezes seria bom poder parar o tempo' =/

Seguidores